decoração de casamento vintage

Decoração de casamento vintage: 13 itens para deixar a sua festa linda

A decoração de casamento vintage nunca sai de moda e tem tudo a ver com um clima intimista, romântico e delicado. O tema, que se tornou um dos mais pedidos entre os casais, mescla materiais e texturas e adiciona um toque de saudosismo e história familiar.

O casamento com decoração vintage usa materiais que “conversam” entre si, como vidro, cristal, ferro oxidado, madeira envelhecida, porcelana e prata. A essas bases, são acrescentados detalhes em flores, pedrarias e rendas.

É um estilo que permite integrar objetos antigos, sejam eles garimpados em antiquários, alugados de uma empresa ou que fazem parte da história das famílias dos noivos. Usar itens familiares dá um toque íntimo à decoração e ao mesmo tempo gera economia.

Continue lendo para conhecer mais sobre decoração retrô em casamentos!

Estilo vintage

A decoração vintage fica linda em cerimônias marcadas para qualquer horário e local. Pode ser escolhida para casamento noturno, diurno, ao ar livre, no campo ou em local fechado. Se o casal ama a tendência retrô, saberá escolher cada detalhe e o casamento ficará a cara dos noivos porque transmitirá a identidade de cada um.

O tema transita, geralmente, entre os anos 1920 e 1960. Alguns casais preferem escolher uma década específica e trazer elementos daquela época para a decoração.

Um dos períodos preferidos das noivas são os sofisticados anos 1920. Use as influências dessa década para um estilo de festa Great Gatsby se você é uma noiva glamorosa.

Se você gosta do estilo retrô e pensa em ter uma decoração de casamento vintage, continue lendo este post. Listamos 13 itens essenciais para a cerimônia. Confira!

1. Caixotes, malas e baús

Caixotes de madeira ganham novos usos na decoração de casamento vintage. Podem servir como vasos de flores pendurados no teto com fitas de cetim em alturas variadas. Também ficam lindos empilhados, formando uma estante para expor fotografias dos noivos, letreiros, vasos, quadros, livros favoritos do casal e garrafas.

Os caixotes ainda podem ser enfileirados no corredor de entrada de padrinhos, madrinhas e noivos, e decorados com flores, velas e laços.

As malas antigas também fazem parte do universo de um casamento vintage. Sejam empilhadas sobre uma mesa ou no chão, são ainda mais simbólicas se o casal gosta de viajar.

As malas podem ser utilizadas na área do bar, na função de bandejas para copos, taças e garrafas de bebidas. Na decoração, malas e baús funcionam como vasos de flores, abrigam vasinhos de suculentas, servem de suporte para lembrancinhas da festa ou como uma caixa para cartões de mensagens dos convidados. Fica um charme! Veja só!

decoração de casamento vintage

2. Objetos antigos

Objetos antigos dão uma atmosfera nostálgica ao casamento vintage. A dica é integrar máquinas de escrever, vitrolas, câmeras fotográficas, televisores, máquinas de costura, relógios, ventiladores, rádios e telefones à decoração para que os convidados sintam o gostinho do passado.

Coloque todos sobre uma única mesa ou espalhe os objetos por vários pontos do salão.

decoração de casamento vintage

3. Flores e renda

A renda branca dá o toque delicado e romântico à decoração do casamento vintage. Se no estilo rústico é a juta o tecido mais presente, em festas com décor retrô, a renda domina e aparece em toalhas de mesa, em vidros reciclados, vasos, velas, em projetos DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo) e, claro, no vestido de noiva.

decoração de casamento vintage
Foto: James Bold

Como em qualquer decoração de casamento, use muitas flores. As que mais combinam com o ar retrô da cerimônia são mosquitinhos, rosas brancas e peônias.

Equilibre o tom das flores com a paleta de cores da decoração que, em casamentos vintage, é formada por tons pastel, como rosa chá, amarelo, lilás, branco, verde menta e azul claro.

Use flores para decorar a igreja e as mesas do salão de festa. Surpreenda com arranjos suspensos e monte uma parede de flores. Os convidados vão amar e será o ponto alto da festa!

decoração de casamento vintage
Foto: Heather Miller

4. Molduras

Um casamento vintage pede decoração com molduras de vários tamanhos e formatos. Uma dica é escolher os modelos mais clássicos, ricos em detalhes. Misture cores, acabamentos, molduras finas e grossas.

Elas podem ser inseridas na decoração de muitas formas, como: suspensas por fitas de cetim; no chão, em composição com objetos antigos; nas mesas, com recados para os convidados; como porta-retratos; centros de mesa e base para arranjos florais.

Nos casamentos vintage ao ar livre, as molduras podem ser penduradas, por fitas ou barbantes, em galhos de árvores, ou ainda formarem uma espécie de parede vazada na área de fotos para os convidados.

decoração de casamento vintage

5. Fotos

Espalhar fotografias do casal e das famílias pela festa ajuda a criar o clima de intimidade, que é a marca da decoração de casamentos vintage. Escolha imagens que retratam momentos individuais do noivo e da noiva, como a foto do dia do nascimento e da formatura na faculdade; depois, ocasiões compartilhadas, como o primeiro encontro, uma viagem e o pedido de casamento; além de fotografias dos pais.

Incorporar as fotos na decoração é fácil, basta ter criatividade. Que tal fazer um varal com as imagens ou colocá-las em porta-retratos e espalhar em algumas mesas?

Você pode fazer uma “árvore de família”, colocar fotografias em caixas ou em escadas de madeira decoradas com fairy lights.

decoração de casamento vintage

6. Louças antigas

Você pode procurá-las em antiquários ou na cristaleira da casa da avó. Escolha xícaras, bules e vasos. Boa parte dessas peças tem desenhos de flores e folhagens e bordas douradas.

Dê um novo uso para as louças e transforme-as em peças de decoração: suporte para velas, vasos, porta-lembrancinhas e para servir doces.

decoração de casamento vintage

7. Mobiliário vintage

Os móveis antigos recriam ambientes nostálgicos e harmonizam com o estilo do casamento. Empresas especializadas oferecem vários modelos para a decoração, como cadeiras, cristaleiras, sofás, aparadores, penteadeiras e mesas.

A cadeira dos noivos pode ser bem característica do estilo vintage e ainda trazer plaquinhas divertidas com as inscrições Bride, Groom, Mr., Mrs., Sr. e Sra.

decoração de casamento vintage
Foto: Jeremy Wong Weddings

8. Gaiolas de pássaros

Gaiolas de pássaros são populares entre os fãs do tema vintage e são uma forma fácil de seguir essa tendência. São itens de decoração ornamentais e também perfeitos para decorar mesas de casamento.

As gaiolas funcionam muito bem suspensas em alturas diferentes e como suporte para arranjos florais; mas também podem ser porta-velas ou acomodar pequenos objetos antigos e cordões de luzes.

decoração de casamento vintage

9. DIY

O casamento vintage valoriza o que é feito a mão. A decoração conta a história de vida dos noivos e nada mais simbólico do que itens confeccionados pelo próprio casal.

Ao valorizar o “faça você mesmo” (DIY, ou Do It Yourself), o estilo prova que a decoração vintage não tem de ser, necessariamente, cara. E mais: não é preciso ser expert em artesanato para se arriscar no décor. Veja alguns projetos fáceis para colocar em prática:

10. Pérolas

Nada é mais clássico do que usar pérolas na decoração. Elas adicionam sofisticação e delicadeza ao ambiente. Sem contar que são um recurso barato para incrementar arranjos de mesa.

decoração de casamento vintage

11. Luzes

A iluminação de um casamento vintage deve ser indireta para valorizar o clima intimista da cerimônia. Por isso, prefira pendentes de lâmpadas LED em tons quentes, velas e fairy lights. Os fios de luzes têm um ar mágico e transformam a atmosfera da festa.

Os fairy lights podem ser usados em uma parede, formando uma cortina, cobrindo o teto, iluminando a entrada dos noivos, em colunas do salão de festas ou revestindo troncos e galhos de árvores em casamentos ao ar livre.

decoração de casamento vintage
Foto: Shelly Pence

12. Balanço

É um item descontraído para casamentos ao ar livre. O balanço pode ter a função de suporte de vasos de flores ou de ser um cenário romântico para fotos. São fabricados em metal ou madeira – este último fica mais charmoso na cerimônia.

decoração de casamento vintage
Foto: Ben Rosett

13. Veículos

Carros e bicicletas vintage são um sucesso em um casamento retrô. Eles funcionam tanto como meio de transporte para a chegada da noiva quanto como um item decorativo.

Quer uma ideia? Peça para a empresa responsável pela decoração colocar bicicletas vintage pela festa. Nas cestinhas das bikes, use arranjos florais. Ficam superfotogênicas!

Outra dica são as Kombis decoradas com flores, caixotes de madeira e objetos de decoração antigos. Alugue como cenário para fotos. Vão bombar nas redes sociais! Ah, não esqueça de criar a hashtag do seu casamento e pedir para que os convidados marquem as fotos.

decoração de casamento vintage
Foto: Thomas Curryer

Agora que você já conheceu os itens essenciais para uma decoração de casamento vintage, o que achou? Se você ama o estilo retrô, invista no tema! Ah, conta para gente nos comentários como será a decoração da sua festa.

Assine nossa newsletter e receba conteúdos no seu e-mail!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code