Como se portar em reuniões sociais

Com frequência somos convidados para reuniões sociais, jantares, eventos corporativos, coquetéis, entre outros. Para estas ocasiões, é preciso estar sempre atento para a forma de se portar diante dos outros convidados e, especialmente, dos anfitriões.

Ser um bom convidado é sinônimo de demonstrar respeito e apreciar o evento no qual compareceu. Por isso separamos algumas dicas para honrar qualquer convite.

Responda o convite

Não deixe seu anfitrião com dúvidas sobre sua presença ou não, especialmente se houver comida. Responda o convite para que ele possa organizar a festa de acordo com o número de pessoas presentes e, caso for recusar, seja sincero ou utilize um argumento atencioso com antecedência.

Tire dúvidas sobre acompanhantes

Nunca leve alguém com você para uma festa em que não foi especificado se poderia levar um acompanhante. Caso tenha dúvidas, pergunte com antecedência para o anfitrião e especifique à ele quem irá levar. Se você for o acompanhante, agradeça pela possibilidade de comparecer e diga que sente prazer em conhecê-lo.

Conheça o evento

Não fique com dúvidas sobre qual o objetivo do evento. Isso pode ser um problema na hora de escolher um traje apropriado ou cumprimentar os convidados. Se for uma reunião em casa, sempre questione se é alguma data especial. Caso for um evento comemorativo, saiba a quem parabenizar e se mostre interessado. Se for um aniversário, nunca esqueça o presente.

Não se atrase

Ainda que seja um costume brasileiro não chegar no horário marcado, não se atrase para as ocasiões. É sempre de bom tom estar presente no máximo 15 minutos depois do horário especificado no convite.

Desligue o celular

Durante reuniões sociais, utilizar o celular pode ser um sinal de descaso com os convidados. Não utilize o celular em frente aos outros e, se necessário, peça licença para receber ou realizar ligações em um lugar reservado.

Não exagere

Nas comidas ou bebidas, nunca exagere nas porções. Não beba demais ou com o estômago vazio e nunca pegue o último pedaço de algum alimento.

Seja grato

No caso de reuniões mais próximas, ligue no dia seguinte para agradecer à festa ou envie um cartão com uma lembrança para demonstrar sua gratidão pelo jantar. Da mesma forma, quando organizar um evento, lembre-se daqueles que já te receberam com carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code