Como preservar objetos de decoração

Preservar objetos de decoração requer atenção e cuidado devido à seu valor e fragilidade. Por isso, reunimos para você algumas dicas de como limpar estes itens para que eles possam abrilhantar a sua casa sempre.

Prata, cobre e bronze

Estes metais estão presentes na maioria dos itens de decoração e precisam de cuidados regulares. Limpe com produtos especiais chamados de “polidores de metais”, que podem ser encontrados sob a forma líquida ou em pasta. Esses produtos limpam e recuperam o brilho. Aplique uma camada uniforme com um pano macio ou flanela. Espere secar e passe uma flanela macia para retirar o excesso de produto e dar brilho. Outra forma de polir metais é a solução de bicarbonato de sódio com água em partes iguais, formando uma pasta. Esta deve ser aplicada em movimentos circulares sobre o objeto e depois retirado o excesso com um pano ou flanela.

Ferro ou cromado

Para objetos de ferro ou cromados, retire o pó com pano macio ou flanela seca. Depois, passe um pano umedecido em sabão ou detergente neutro e água, sem esquecer de secar para evitar ferrugem. Não use produtos ásperos nem químicos que contenham solvente. É importante ter cuidado para não bater o objeto em nada, pois a proteção contra a ferrugem pode danificar.

Osso e marfim

Muitos objetos decorativos são feitos de osso, como cabos de facas e de espadas e entalhes em miniatura. O marfim, extraído de dentes de animais, é usado na fabricação de objetos ornamentais e teclas de piano. Para limpar osso e marfim legítimo, remova a poeira com frequência usando um pano macio ou a escova acessória do aspirador. Eventualmente, lave os objetos com água e sabão suave, enxague e passe um pano limpo e seco para polir. Não mergulhe na água peças coladas, pois o adesivo pode se soltar. Guarde-os expostos à luz e quando o marfim começar a amarelar, limpe-o com uma mistura de sal e limão. Corte o limão pela metade, mergulhe-o no sal e esfregue-o sobre a superfície de marfim. Deixe secar, limpe o objeto com um pano e depois esfregue-o para dar brilho.

Jade

Jade é uma bela pedra usada na confecção de bases de luminárias, vasos, ornamentos esculpidos e joias. A cor do jade varia do branco ao verde-escuro, com tonalidades ocasionais de marrom, malva, azul, amarelo, vermelho, cinza ou preto. Como o jade é duro e não poroso, ele não requer muitos cuidados. Remova a poeira regulamente e use um pano macio para dar brilho quando ele ficar embaçado.

Porcelana, Cristal, Cerâmica, Louça e Vidro

Cristal, cerâmicas, louças, vidros, porcelanas e outros tipos de argila são usados na fabricação de muitos objetos de arte e decoração, como vasos, bases de luminárias, castiçais, pratos e estátuas. Remova a poeira destes objetos regularmente com a escova acessória do aspirador de pó ou um pano macio e limpo. Se o objeto ficar sujo, lave-o em água com detergente ou sabão neutro, utilizando um pano ou esponja macia e água morna. Sempre tome muito cuidado para não bater o objeto, pois ele pode lascar ou quebrar a peça com facilidade. Para retirar as manchas escuras do lado de dentro das peças de porcelana, esfregue um pano úmido com sal apenas na parte interna.

 

Está procurando por objetos de decoração elegantes para a sua casa? Confira algumas opções da World Importados!

abacaxi-decorativo-ceramica-368-cm-dourado-lyor-17055-1
Abacaxi Decorativo Cerâmica
porta-objeto-em-vidro-com-tampa-prata-85-cm-lyor-15220-1
Porto Objeto em Vidro com Tampa de Prata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code