mesa de frios

Como preparar uma mesa de frios convidativa

Receber visitas em casa é uma das surpresas mais gostosas para um fim de semana. Como vimos no post 7 dicas para ser um bom anfitrião para festas em casa, tudo fica ainda mais especial se for colocada certa dedicação para este momento de confraternização entre você e seus convidados. Um dos passos que mais influenciam esta recepção são os aperitivos e sua apresentação em uma mesa de frios. Vamos à algumas dicas para fazer de cada ocasião singular.

Recebendo convidados

Ter sempre comidas e bebidas frias prontas para servir é essencial para qualquer casa que recebe convidados com frequência. Para os casos em que o tempo não ajudou na organização, prepare pratos mais simples, como uma tábua de queijos, frutas secas ou caramelizadas, castanhas e outras sementes.

Outras sugestões são os carpaccios, salames, torradas e alimentos em conserva, como pepino, palmito ou ovo de codorna. Sirva em jogos para frios de madeira ou alumínio de acordo com a decoração do ambiente em que irá receber os convidados.

mesa de frios

Culinária japonesa e mexicana

Por outro lado, se a visita já era esperada, esta é a hora de surpreender logo na entrada. Cada escolha deve estar adequada ao prato principal que será servido e ao tema que você escolheu para esta ocasião. Entre as opções mais utilizadas para mesas de frios sofisticadas estão as da culinária japonesa. Um exemplo disso é o salmão defumado. Você pode comprar ele pronto congelado, tirar meia hora antes da chegada das visitas do freezer e servir com torradinha, cream cheese e endro. Se quiser agradar aqueles que não são muito chegados em peixes, os canapés com fatias de roast beef são uma opção gostosa e bonita para decorar.

A culinária mexicana também é ótima para as mesas de frios. Faça uma guacamole com pasta de abacate, tomates, cebola, pimenta e coentro e sirva com quesadilhas (panquecas prensadas com queijo). Não esqueça da pimenta na hora de montar a mesa.

mesa de frios

Montando as tábuas

Ao montar as tábuas da mesa de frios, coloque os alimentos de fora para dentro, optando por aqueles de coloração mais forte no meio e clareando aos poucos com queijos e frutas no entorno. Como elementos decorativos você pode usar fios de ovos, cerejas, uvas, fatias de limão ou laranja.

Aposte também em frutas diversificadas como figos, ameixas, morangos e melões. Certifique-se de que estão limpas e prontas para o consumo. Acrescentar molhos em pequenas tigelas decoradas, além de trazer charme para a mesa, ainda agregam no sabor de cada alimento.

Os principais molhos são o rosê, maionese com ervas finas, mostarda e mel, barbecue e iogurte. Inclua também flores, velas ou vasos como centros de mesa que sejam adequados aos aperitivos e ao tema do evento. O cálculo médio para a mesa de frios é de 180 a 200 gramas para cada convidado. Prepare sua mesa de acordo com o horário, perfil dos convidados e o clima.

Caprichar na hora de servir também faz toda a diferença. Clique aqui e confira as opções da World Importados para deixar a sua mesa de frios ainda mais bonita!

cta-071117

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code