Como perder o medo da panela de pressão?

Várias pessoas tem medo de usar a panela de pressão. E todos conhecem uma história de alguém que já estourou uma panela. Mas por que esse medo todo? As panelas de pressão são muito seguras se cuidadas corretamente. Por isso preparamos um guia de como perder o medo e cuidar com carinho da sua panela de pressão.

Para começar a perder o medo da panela de pressão, vamos entender seu funcionamento.

A panela de pressão tem tampa hermética, o que faz com que a tampa se ajuste a panela de uma forma que não é possível o vapor de água escapar. Quando a água se transforma em vapor, o volume aumenta em 1.200 vezes. Com isso, a pressão dentro da panela fica maior que a pressão do ambiente normal, o que faz a temperatura interna aumentar. Por essas características, a panela de pressão é ideal para preparar alimentos que precisam de mais tempo cozinhando.

Confira as dicas de como escolher e utilizar da melhor forma:

1 – Selo do Inmetro e manual

Para saber se uma panela de pressão foi testada, aprovada e tem uma boa procedência, confira se a opção escolhida possui o selo do Inmetro. Essa é uma garantia importante de que não haverá riscos. E leia o manual de instruções, é nele que estão todas as informações do modelo e modo de uso.

2 – Capacidade em litros

O que você deseja preparar na panela de pressão? Pense nisso antes de escolher a capacidade, pois só pode ser ocupado ? da panela. Por exemplo, uma panela de pressão 5L não deve ter mais do que 3L de ingredientes dentro. Se estiver muito cheia, a válvula pode entupir e apresentar sério risco.

3 – Cozinhando

Coloque primeiro o alimento e depois a água, cubra com a água um pouco acima do nível do alimento. Quando a água começar a ferve, tampe a panela. Espere alguns instantes e o pino da válvula começará a girar e chiar. Isso significa que “pegou pressão” e o alimento já está cozinhando. Assim que “pegar pressão”, você pode baixar o fogo, pois a temperatura máxima já foi atingida.

3 – Pressão

Ao abrir a panela, tenha certeza que toda a pressão interna foi liberada. Para isso, é necessário esfriar. Coloque a panela debaixo de uma torneira e deixe a água escorrer. Para ter certeza que não tem mais nada de pressão, libere a válvula com pino até que não saia mais nenhum vapor, aguarde alguns minutos e libere a válvula novamente. Repita isso até que não saia nenhum vapor da válvula.

4 – Limpeza

Ao lavar, certifique-se que nenhuma gordura ou resíduo ficou acumulado na válvula, para não entupir. Limpe cada furinho e se for preciso, use um palito para tirar os resíduos da válvula de segurança.  Pois é aqui que está o perigo. Se a válvula de segurança entupir, a pressão não terá um escape e ficará toda armazenada dentro da panela. A pressão fica tão alta que a tampa é forçada a sair, ocorrendo assim os acidentes.

5 – Borracha de vedação

A borracha é o anel de vedação, por isso tire a borracha da tampa para lavar e guarde separado, assim evita lacear. A borracha deve ser trocada ao menos uma vez por ano. E se você se perceber que o vapor está saindo pela lateral da tampa, é hora de trocar a borracha. As borrachas de silicone tem maior durabilidade.

 

Para seguir as nossas dicas, você precisa de uma panela de pressão, não é mesmo? Se ainda não tiver uma, confira a seleção World:

http://www.worldimportados.com.br/cozinha/panelas-de-pressao-147

Um comentário sobre “Como perder o medo da panela de pressão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code