como-fazer-sushi

Cozinhando em casa: como fazer sushi em 5 passos

Cozinhar em casa é uma ótima oportunidade de curtir o momento em casal ou se divertir com os amigos. Por isso, aprender receitas diferentes e mais elaboradas pode deixar o encontro muito mais interessante. Então que tal preparar uma noite japonesa para a galera?

Continue a leitura e saiba como fazer sushi em 5 passos.

Ingredientes

– 02 xícaras de arroz japonês
– 02 xícaras de água
– 02 colheres de sopa de vinagre de arroz
– 01 colher de café de sal
– 02 colheres de sopa de açúcar
– 01 pacote de alga
– Salmão fresco
– Pepino Japonês
– Cream Cheese
– Esteira para enrolar sushi

1. Preparando o arroz

O arroz japonês é um pouco diferente do que nós estamos acostumado a comer todos os dias. Mas para fazer sushi, o ideal é que seja usado esse tipo de grão. Seu aspecto lembra um arroz empapado, então não se assuste, é assim mesmo.

Coloque as 02 xícaras de arroz em um potinho e lave-o para tirar o excesso de amido. É simples: encha o pote com água e mexa levemente os grãos até a água ficar branca. Retire a água e repita o processo quatro vezes.

Coloque as 02 xícaras de água para cozinhar o arroz em fogo alto. Você deve pôr o arroz com a água ainda fria, sem sal nem tempero. Espere ferver e quando isso acontecer, diminua a intensidade do fogo para o mínimo. Deixe o arroz cozinhar por mais 20 minutos com a tampa da panela semi-aberta.
O tempero do arroz é feito separadamente em outra panela. Você pode usar uma frigideira se quiser. Coloque nela o sal, o açúcar e o vinagre e leve ao fogo. Mexa essa mistura até o açúcar derreter totalmente. Desligue o fogo e reserve.

Deposite o arroz cozido em uma tigela e jogue o tempero por cima. Misture tudo delicadamente.

2. Cortando o salmão

O peixe mais tradicional para se fazer sushi é o salmão. Separe uma peça fresca, que ainda não foi congelada e abra sobre uma tábua. Lembrando que é necessário tirar a pele do peixe, passando a faca cuidadosamente na extremidade da carne para aproveitar o máximo de salmão possível.

tirando a pele

Gif retirado do vídeo “Corte do Salmão” produzido pelo canal Gesticook Production

Usando uma faca afiada e própria para a receita, corte longas tiras sentido ao rabo do peixe. A largura pode ser do mesmo tamanho que a altura. Ou seja, a tira deve ser longa e quadrada.

cortando as tiras

Gif retirado do vídeo “Corte do Salmão” produzido pelo canal Gesticook Production

Encontre a faca Tramontina perfeita para sashimi e sushi na loja da World Importados.

faca sashimi

pizza na pedra

 

3. Cortando o Pepino

O pepino japonês é ideal para essa receita, porque para fazer sushi e criar pratos deliciosos, você deve combinar as texturas dos ingredientes. Enquanto o arroz é macio e o salmão é suculento, o pepino traz crocância. Então corte lascas de pepino aproveitando sua casca.

4. Enrolando o sushi

Na esteira, coloque uma folha de alga com o lado liso e brilhoso para baixo. Distribua uma quantidade generosa de arroz sobre toda alga e coloque a tira de salmão e as lascas de pepino próximo à beirada. Cuidado para não deixar o recheio muito no meio, pois você irá enrolar o seu sushi como um rocambole. Agora é só cortar cuidadosamente e separar os rolinhos para serem servidos.

Você pode incrementar o seu sushi com cream cheese no recheio e agradar os convidados que gostam

enrolando sushi

Gif retirado do vídeo “Como Fazer Sushi” encontrado no canal Maxx Guetta

cortar sushi

Gif retirado do vídeo “Simple Salmon Sushi” encontrado no canal Jamie Oliver

5. A apresentação

A apresentação da comida é muito importante para a cultura japonesa. Então se você está pensando em fazer sushi para um evento mais oriental na sua casa, escolha um belo prato, decorado delicadamente, para colocar os rolinhos.

apresentação sushi

E para tornar a experiência ainda mais interessante, que tal adquirir um Kit Sushi com 10 peças para você e seus convidados comerem com estilo? Acesse a loja online da World Importados e confira.

kit sushi

pizza na pedra

 

Leia também:
Pizza na pedra: como fazer essa deliciosa receita em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code