panelas de cerâmica

Como conservar panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica possuem muito benefícios, são atóxicas, resistentes a choques térmicos e mantém a temperatura por mais tempo. Mas para que todas essas propriedades sejam mantidas, é necessário alguns cuidados para que suas panelas durem mais e sem nenhum dano. Vamos conferir as dicas?

panelas de cerâmica

1 – Primeiro uso

Ao utilizar sua panela de cerâmica pela primeira vez, unte toda a parte interna com um óleo de sua preferência e leva ao médio fogo, por 2 a 3 minutos. Essa queima garantirá que a cerâmica mantenha as propriedades antiaderentes.

2 – Utensílios

Não utilize utensílios, como colheres, espátulas e escumadeiras, que risquem a cerâmica. Para evitar os riscos, você pode usar utensílios de silicone e bambu. Dessa forma, o revestimento cerâmico ficará perfeito.

3 – Cozinhando

Ao cozinhar, mantenha o fogo baixo ou médio. A cerâmica mantém o calor e o distribui uniformemente. Se usar o fogo alto, o alimento pode cozer demais e grudar na panela.

4 – Modo de guardar

Evite guardar suas panelas de cerâmica empilhadas. O contato de uma panela com a outra pode causar riscos, danos e até deformações.

panelas de cerâmica

5 – Limpeza

Limpe sua panela de cerâmica com água morna e uma esponja macia. A água morna retira a gordura dos alimentos com facilidade e a esponja macia evita danos ao revestimento cerâmico. Nunca use produtos de limpeza ou esponjas abrasivas, a cerâmica pode ficar manchada e muito danificada.

6 – Manchas

Se mesmo com todos os cuidados sua panela estiver com algumas manchas, há uma solução simples. Misture ½ xícara de água com ½ xícara de vinagre e uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio, despeje na panela manchada e deixe por meia hora. Depois lave normalmente. Se ainda assim, a mancha permanecer, significa que é hora de trocar sua panela.

Ainda não tem uma panela de cerâmica?

panelas de cerâmica

 

Receba dicas, sugestões e inspirações no seu e-mail! Cadastre-se na nossa newsletter:


14 comentários sobre “Como conservar panelas de cerâmica

  1. Tenho uma dúvida:

    No preparo de Arroz por exemplo, geralmente frita-se o alho, cebola e etc, coloca-se o arroz para fritar um pouco e depois adicionado água, essa água deve ser morna ou pode ser água em temperatura normal (da torneira)

    1. Oi, Ednilson! O preparo pode ser feito das duas maneiras: muitos preferem usar a água morna, mas a água em temperatura ambiente também pode ser usada. Tudo vai depender da sua preferência. 😉

  2. Tenho uma dúvida: Em uma panela com revestimento em cerâmica eu posso guardá-la na geladeira após esfriar? Eu guardo os alimentos na de inox, mas a cerâmica não sei se pode.

    1. Olá Suzilaine. Tudo bem? Qual é a marca da sua panela? Se for Ceraflame, podemos dizer que não há problema nenhum em guardar seus alimentos na geladeria. Esse fabricante trabalha com materiais atoxicos. Então, sem problema.

        1. Que bacana, Suzi! Procure confirmar com o fabricante, no site dele ou por telefone se as planelas de cerâmica da Cuisinier são atoxicas também. Se forem, pode guardar seus alimentos tranquilamente.

  3. Muito obrigada pelo ótimo artigo. Comprei uma frigideira nova, porque a minha estragou, o cabo soltou e a antiaderência acabou; mas também, já tinha ela há uns 4 anos. Então comprei uma revestida de cerâmica e sei que seguindo essas dicas vou ficar uns bons anos sem precisar comprar outra. Abraços

    1. Bom dia, Ane! Tudo bem? Para melhor conservação das panelas, nós recomendamos que, caso queira utilizar, é necessário ter muito cuidado. Esperamos ter ajudado. Um bom dia e continue acompanhando nossas publicações! ?

  4. Acabei de comprar um conjunto da euro home, revestimento interno de cerâmica, mas não tô acertando a fritar ovo, tá grudando tudo! Qual a maneira correta de fazer?

    1. Bom dia, Paula! Como vai? Ao cozinhar, mantenha o fogo baixo ou médio. A cerâmica mantém o calor e o distribui uniformemente. Se usar o fogo alto, o alimento pode cozer demais e grudar na panela. Para saber um pouco mais sobre as panelas com revestimento em cerâmica, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code