churrasco perfeito

Tudo o que você precisa saber para fazer um churrasco perfeito

Não há nada como convidar os amigos para um churrasco – as conversas, a música, o processo de preparar a carne, o sabor sem igual do churrasco. Porém, nem sempre é fácil acertar todos os detalhes e agradar os convidados. Pensando nisso, separamos algumas dicas para fazer um churrasco perfeito. Confira!

Cuidados com a churrasqueira

Atente-se à escolha do carvão! Prefira marcas de carvão que não produzem muito pó e não liberam muita fumaça. Os melhores são os ecológicos; o de eucalipto, por exemplo, é uma ótima opção.

Acenda a churrasqueira cerca de uma hora antes de colocar a carne para assar. O ideal é utilizar as cinzas do churrasco anterior como uma base para o carvão novo.

Escolha das carnes

As melhores carnes para churrasco são os cortes gordos. Ainda que você não coma a gordura, é ela que vai manter a carne suculenta. Costela, picanha, alcatra e contrafilé, por exemplo, são ótimas escolhas. Linguiça e frango também são boas opções para complementar o cardápio.

churrasco perfeito

Tempero

Temperar as carnes apenas com sal grosso é o mais indicado para um churrasco saboroso e suculento: outros temperos podem ressecar a carne ou interferir no sabor original.

Para acertar no tempero, a dica é não exagerar no sal grosso. Prefira pedaços de sal maiores para peças de carne maiores e pedaços menores para peças menores – se necessário, bata um pouco o sal no liquidificador para diminuir os pedaços.

Deixe para salgar as carnes quando for a hora de levar para a churrasqueira. Assim você evita que o sal acabe deixando as peças mais secas e perca a suculência. Antes de servir, retire os excessos de sal.

Quantidade

É fundamental acertar a quantidade ideal de churrasco para não acabar com carne sobrando na churrasqueira ou, pior, deixar os convidados querendo mais. O recomendado é calcular de 300g a 500g de carne para cada pessoa.

Lembre-se de levar em consideração o perfil dos seus convidados: se eles comem muito, se têm crianças. O restante de alimentos e bebidas servidas também pode influenciar na conta. Portanto, tente encontrar o equilíbrio e faça o cálculo ideal para a sua situação.

Acompanhamentos

Nem só de churrasco é feito um dia de churrasco! Inclua opções para complementar e acompanhar as carnes: pães de alho, mandioca, saladas, arroz branco, queijo coalho e vinagrete são opções tradicionais e que agradam todos os gostos.

Aproveite as dicas e prepare um churrasco perfeito para receber os amigos!

Receba dicas, sugestões e inspirações no seu e-mail! Cadastre-se na nossa newsletter:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code