Capa

Ceia de Natal: 6 dicas para organizar e criar uma noite maravilhosa e mágica

O Natal está chegando e já está na hora de começar a planejar os preparativos da ceia. Esse momento de confraternização, tão gostoso, pode virar um desastre se não for bem organizado. E como no fim do ano só queremos relaxar e aproveitar os momentos com a família e amigos, é melhor pensar em tudo com carinho para evitar inconvenientes e poder aproveitar também.

Se você assumiu a responsabilidade de receber a ceia de Natal na sua casa, esteja preparado para lidar com uma série de preocupações, mas não deixe seu espírito festivo se abalar, porque assim poderá aproveitar muito. Sua recepção será um sucesso para todo mundo!

6 dicas para uma ceia de Natal mágica

Para uma noite mágica e maravilhosa, separamos dicas importantíssimas e que vão te ajudar a ter tudo sob controle. Confira:

1. Organize a lista de convidados

O primeiro passo que você deve dar é elaborar a lista de convidados. A partir daí, que você conseguirá formular todas as outras coisas. Selecione as pessoas que você gostaria de estar perto nesse momento, sejam eles amigos ou familiares.

Realize o convite com antecedência e peça para que eles enviem uma confirmação de presença até uma semana antes. Assim, você saberá exatamente a quantidade de comida, os lugares na mesa e as lembrancinhas que terá que preparar.

2. Escolha qual vai ser o cardápio

O Natal possui tradições ao que diz respeito ao cardápio. A grande estrela costuma ser o peru, mas que pode ser substituído por chester ou bacalhau. A carne deve ser acompanhada por outros pratos tradicionais, como o arroz branco ou à grega, farofa com uva passa, salpicão ou maionese. E por último, a sobremesa, as mais típicas são rabanada, pavê, mousse ou panetones e chocotones.

Se a sua ceia for ser servida à 00h, vale a pena preparar alguns aperitivos para amenizar a fome dos convidados. Não se esqueça das bebidas, vinhos, cervejas, refrigerantes e sucos são itens básicos e que pode agradar a todos. Para ter um pouco mais de sofisticação, champanhes ou espumantes são ótimas pedidas.

3. Dê atenção a decoração

Banner-1

A decoração de Natal é encantadora. Muita luzinha, verde, vermelho e dourado. Então, não abra mão dessas cores para a sua mesa posta ou o restante da casa. O centro de mesa pode ser adaptado e recheado com bolas natalinas.

Use velas em recipientes de vidro, coloque luzinhas em um aparador. A iluminação natalina enche os olhos de todos. Pinhas, laços e flores bico de papagaio também podem compor a decoração. E não se esqueça da árvore de Natal. A atenção será toda dela, ainda mais que os presentes estarão acomodados no seu pé.

4. Defina o horário da Ceia

Tradicionalmente, a ceia é servida à meia-noite, mas isso vai depender da sua família. Vocês podem realizar adaptações de acordo com o público. Idosos e crianças costumam jantar mais cedo e, caso perceba que eles não aguentariam esperar, mesmo comendo aperitivos, antecipe a hora do jantar e deixe todos felizes.

5. Planeje o amigo secreto

A época natalina é repleta de tradições, a troca de presentes e o amigo secreto é mais uma delas. Existem variações de como brincar, mas a diversão está sempre garantida. Defina valores dos presentes e realize o sorteio com antecedência, assim ninguém ficará de fora e todo mundo irá para casa com um belo presente.

Mas caso você queira tirar na hora, compre os presentes com antecedência e peça uma contribuição de cada um. Escolha itens mais genéricos e que irão agradar a todos. Todos irão ficar felizes ao ver a árvore recheada de presentes!

6. Divida as tarefas

Uma forma mais fácil de manter tudo organizado e sem pesar para ninguém, é dividir as tarefas. Você pode pedir que cada um traga um prato, ou que cada um fique responsável por uma parte do processo de organização. Seja a decoração, a compra dos presentes, as bebidas ou o cardápio. Mas defina previamente, para que todos tenham tempo de se organizar.

Seguindo essas dicas, seu Natal vai ser ainda mais mágico e sem problemas. Divirta-se com a sua família e celebre o brilho que essa época traz para as nossas vidas.

 

E, para ajudar a tornar sua ceia mais elegante e bonita, selecionamos alguns itens que tem tudo a ver com o Natal e não podem faltar na sua mesa posta, confira:

Trio-1Trio-2Trio-3

Trio-4Trio-5Trio-6

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code