8 segredos para manter a casa sempre organizada

Uma casa bem organizada é essencial para transmitir o bem estar e sensação de aconchego do lar. Para isto, algumas dicas para limpar, organizar e deixar os cômodos ainda mais gostosos são sempre válidas:

Utilize caixas a seu favor

Fazer com que cada coisa tenha seu devido lugar em casa é mais simples do que parece. Utilizando caixas você organiza e separa documentos, cartas, revistas, materiais e outros em compartimentos próprios. Assim, quando você precisa encontrar algo, terá certeza que estará lá e sua casa ficará livre de itens do dia a dia espalhadas por toda ela. Sem contar que caixas decoradas podem se integrar a decoração com facilidade.

Reserve 20 minutos diários para a arrumação

Arrumar toda a casa de uma só vez pode ser um tanto quanto assustador. Por isto, reserve vinte minutinhos todos os dias, antes de sair de casa ou dormir para colocar um cantinho em ordem. Assim, aos poucos você arruma tudo e mantém a casa organizada.

Livre-se do que não te traz alegrias

O segredo da guru da arrumação Marie Kondo em seu livro ‘A mágica da arrumação’ é livrar-se de tudo o que não te traz alegrias. Mantenha apenas peças e objetos que você possui uma relação de afeto e boas memórias. O resto, pode ser tudo descartado.

Arrume de forma inteligente

Camareiras geralmente organizam mentalmente (criam uma rotina) para a arrumação, conseguindo deixar tudo impecável em questão de minutos. Para isto, quando começar a organização tenha uma estratégia: tire as roupas de cama usadas e lixos primeiro, deixe itens sanitizantes no banheiro fazendo efeito enquanto passa varre e passa pano no chão, deixando cada canto que limpar já pronto e organizado, sem precisar voltar ali.

Aromas

Um ambiente organizado e limpo é um ambiente aromatizado. Quando terminar de limpar, utilize um aroma especial que lhe traga sensação de bem estar. Isto oficializará a limpeza e organização de um ambiente, acrescentando um toque de carinho e alegria.

Não repita os mesmo itens em dois lugares da casa

Organizar é colocar cada coisa em seu devido lugar. Por isto, evite guardar os mesmos nichos de objetos em dois lugares diferentes, isto só atrapalha na hora de encontrar o que precisa e ainda te incentiva a aglomerar mais coisas. Por isto, encontre o lugar de cada coisa em sua casa e o mantenha sempre ali, como correspondências, toalhas de banho e roupas de cama.

Faça listas

Organize listas de tudo o que você precisa fazer para que cada ambiente fique como você gostaria. Anote tudo o que precisa jogar, tudo o que precisa comprar para organizá-los (cabides, caixas, separadores) e tudo o que precisa de um lugar. Assim, você define metas para cada ambiente e fica mais fácil de cumpri-las.

Relacione organização com atividades que você gosta

Se a ideia de organizar toda a casa não te anima muito, use o sistema de recompensas. Relacione cada atividade de organização com uma recompensa, uma atividade que você gosta, por exemplo: para cada quarto que você organiza, trate-se com uma boa taça de vinho e uma maratona de filmes. Assim, toda vez que pensar em organizar, você irá relacionar com coisas que gosta.

itens de decoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code