buffet para casamento

4 dicas para acertar na escolha do buffet para casamento

Vestido, convidados, salão e mais uma infinidade de preparativos. São muitos os detalhes para os noivos se preocuparem, não é mesmo? Em meio a toda essa correria, o buffet para casamento deve ser uma das prioridades nessa lista.

Listamos 5 dicas para facilitar a organização e a escolha do buffet ideal para casamentos. Confira!

1. Planejamento

Pesquise, estude e esteja inteirada (o). A escolha para o buffet ideal é minuciosa e deve ser feita com antecedência. O sugerido é começar a procura seis meses antes da cerimônia. Lembrando que o período servirá para você estudar as propostas de várias empresas, procurar referências e indicações de pessoas que já contrataram o serviço, além da pesquisa pelos preços e o custo-benefício.

O recomendável é ter em mãos ao menos quatro propostas de diferentes empresas. Analise com calma e sem pressa – por isso é fundamental iniciar esse processo com precedência.

2. Os estilos de buffet

Existem alguns tipos de buffet para casamento que podem ser utilizados na ocasião. Aqui no Brasil, três deles são os mais usuais. Veja qual mais se encaixa com o perfil dos convidados e da festa.

Franco-americano: A modalidade mais comum nas cerimônias. O buffet é deixado no salão e os convidados vão se servir. Esse tipo de serviço é mais barato, pelo fato de não necessitar do trabalho dos garçons, os deixando somente para servir as bebidas e, talvez, os docinhos.

buffet-2813838_960_720

Para otimizar o fluxo das pessoas, é aconselhável deixar dois buffets dentro do salão. Desse modo, você evita as filas e a dificuldade de circulação das pessoas naquela região. Veja com a empresa contratada se eles disponibilizam essa opção.

À inglesa: Mesmo não sendo uma opção muito habitual nos casamentos do país, o serviço à inglesa é uma boa alternativa, mas exigirá um pouco mais de investimento. A razão disso está na presença dos garçons, que são encarregados de levar o prato principal à mesa dos convidados.

Portanto, caberá aos noivos fazer uma boa escolha do prato, já que essa será a única opção gastronômica aos convidados. Se decidir ficar com esse tipo de serviço, opte por pratos mais “queridos” pelas pessoas (lasanhas, risotos e massas em geral, por exemplo).

À francesa: Nesse caso, o garçom leva as opções de prato à mesa. Os próprios convidados se servem – o que vai demandar um pouco de habilidade. É uma ótima escolha de buffet para casamento, principalmente se os convidados tiverem idade um pouco mais avançada.

3. Antes de assinar o contrato…

Leia todo o contrato, inclusive as letras miúdas. Se você deseja ter uma festa impecável e sem nenhum incidente, esteja ciente de tudo o que a empresa contratada pode oferecer, desde a inclusão ou não das mesas e cadeiras ao custo dos materiais quebrados durante a cerimônia.

pexels-photo-169190

A festa está bombando e o horário contratado do buffet está terminando. Você pode adicionar mais uma hora? Qual será o valor? Esses questionamentos devem ser feitos antes de assinar os papéis, nada de querer negociar essa possibilidade no momento da celebração. A alimentação dos profissionais da festa também é mais um ponto em que você deve tratar antes de fechar o contrato.

A maioria dos buffets isenta o pagamento de crianças até os seis anos. Contudo, fique atenta(o): em alguns casos, eles acabam “tirando” os lugares dos convidados que não pagam. Alinhe esse detalhe muito bem ao fechar o negócio.

A degustação do cardápio deve ser feita duas vezes. A primeira, em um período mais distante da cerimônia, e a outra quando a data do casório estiver mais próxima. Isso serve para ter a completa certeza da escolha do menu. Para isso, reúna algumas pessoas mais íntimas para essa degustação, afinal, você precisa levar ao casamento algo que seja bom para todos – ou para a maioria.

4. Na prática

Se você ainda está em dúvida se o buffet para casamento escolhido é o ideal, peça para fazer uma visita a alguma festa que irão trabalhar. Avalie os aspectos higiênicos, a rapidez do preparo dos pratos e a desenvoltura da equipe. Feito isso, será possível traçar um panorama da viabilidade ou não da contratação do serviço.

 

world-importados-guia-para-um-casamento-perfeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code