Você pode até não conhecer o bico de jaca pelo nome, mas com certeza já o viu na casa de alguém. O bico de jaca, são os copos e jarras com padronagens que lembram a casca da fruta, cheia de biquinhos.
Esta não é uma nova tendência, é na verdade, uma moda retrô, que teve seu auge entre os anos 60 e 80 aqui no Brasil. Trazida de Portugal, elas eram na época sinônimo de elegância e sofisticação, peças indispensáveis nas mesas e listas de casamento.
As peças, produzidas em cristal ou vidro, eram inicialmente lapidadas à mão. Hoje, já são produzidas em larga escala nas mais diversas cores e tamanhos de bico, compondo mesas de todos os estilos e gostos.
A textura das peças bico de jaca equilibram diversos tipos de composição de mesa, desde as mais modernas e coloridas, as mais clássicas e sóbrias.
Para uma composição de mesa clássica e sofisticada, combine as taças bico de jaca transparente com jogos de jantar com detalhes em prata ou dourado.
Já para uma composição de mesa elegante e menos formal, combine as taças transparentes com jogos de jantar de detalhes divertidos e casuais, como os de abacaxi ou folhagens por exemplo.
Se preferir uma mesa mais tradicional, combine os jogos de jantar de estilo (azulejo) português com taças de bico de jaca em um azul condizente. Este estilo traz a elegância e sofisticação das mesas que iniciaram a tendência.
Para uma mesa romântica e delicada, combine jogos de jantares com detalhes florais e femininos com taças bico de jaca na cores vinho ou rosé, elas acentuam a delicadeza e charme das peças.
Para uma composição de sua mesa moderna, combine os jogos de jantar com taças bico de jaca coloridas e alegres, como vermelhas, amarelas, turquesas, etc. Os tons vibrantes acrescentam um ar moderno e refinado desde às mesas mais rústicas às sofisticadas.
Agora que você sabe como compor diversos estilos de mesa com as taças bico de jaca, já sabe qual é a sua?