assessoria de casamento

Como funciona uma assessoria de casamento?

Casamentos maiores, com mais convidados e mais fornecedores à disposição: foi assim que surgiram as assessorias de casamento. Mas você sabe o que faz uma assessora e se vale a pena contratá-la?

Uma assessoria pode montar um casamento de acordo com o orçamento dos noivos, acompanhar todos os preparativos ou ser requisitada apenas para o dia da cerimônia e da recepção.

Algumas noivas, no entanto, não abrem mão de preparar cada detalhe e preferem organizar sozinhas – muitas vezes com a ajuda de amigas – o próprio casamento.

Está na dúvida do que fazer? Continue a leitura e nós te ajudaremos a decidir!

Assessoria, cerimonial ou consultoria?

Cada serviço tem uma particularidade. Enquanto um se dedica ao dia do casamento, outro acompanha desde os primeiros preparativos. Entenda, agora, como cada um deles funciona:

Assessoria
O papel de uma assessoria de casamento é planejar e acompanhar o casal durante todo o evento. A assessora começa fazendo uma entrevista com os noivos para saber mais sobre a personalidade deles: o que querem, o que gostam e o que não gostam, seus sonhos e o orçamento.

O importante aqui é a empresa atender aos pedidos dos noivos e ao mesmo tempo trazê-los para a realidade dos fornecedores, especialmente no quesito financeiro.

A assessoria – ou wedding planner – conecta as expectativas do casal aos fornecedores de convites, flores, mobiliário e buffet, por exemplo, ajustando prazos e controlando o orçamento. A assessora vai sugerir fornecedores, mas serão os noivos que darão a palavra final.

Cerimonial
É um serviço que entra em ação perto da data do casamento e no dia em si. O cerimonialista organiza o que é preciso fazer no dia do evento para que o cronograma seja seguido.

assessoria para casamento

No grande dia, o cerimonialista vai chegar cedo para acompanhar a montagem da decoração e estruturar a entrada dos convidados. É importante que o profissional tenha um plano B e esteja preparado para lidar com imprevistos e atrasos.

Consultoria
É um serviço que funciona como uma espécie de tira-dúvidas dos noivos. Um consultor é contratado para indicar bons fornecedores, gerenciar o orçamento e melhorar o planejamento do casamento. O encontro do casal com a consultoria acontece, de preferência, logo no começo dos preparativos, mas pode ser repetido nos meses seguintes, conforme a demanda.

Como funciona uma assessoria de casamento?

A assessoria de casamento é responsável pela gestão do evento. Por trabalhar nos preparativos, no dia da cerimônia e no pós-casamento, deixa os noivos – em especial a noiva – tranquilos para curtir o momento tão aguardado.

Na etapa dos preparativos, a assessoria acompanha o casal na definição da identidade visual e do estilo do casamento. É essencial que os noivos participem desse processo, deem opinião e também não tenham vergonha de demonstrar insatisfação com algum item.

Entram nessa fase a escolha dos convites, da decoração, do buffet, do número de convidados, dos itens de papelaria, do local da cerimônia religiosa, da festa e muito mais.

A empresa sugere uma lista de fornecedores para a escolha dos noivos, que fazem as visitas. É muito importante visitar a florista, o buffet, a gráfica e o local do casamento.

No caso do buffet, são feitas degustações para definir o menu; na florista, a escolha das flores que estarão na decoração; e na gráfica, para definir o papel, a mensagem e os acabamentos dos convites.

Também é papel da assessoria montar planilhas de controle do orçamento. Afinal de contas, nenhum casal quer chegar ao fim da festa com a conta bancária no vermelho, não é mesmo?

No dia do casamento, a assessoria acompanha a montagem da decoração na cerimônia religiosa e na festa. É responsabilidade da empresa se certificar de que tudo foi entregue conforme o contratado e no prazo combinado. A assessoria também estará lá para resolver eventuais contratempos.

No fim da festa, a assessoria acompanha a desmontagem da decoração, verifica se houve louças quebradas, quais itens sobraram do buffet e faz o acerto de contas com os contratados.

assessoria para casamento

Vale a pena contratar?

Para responder a essa pergunta, faremos mais duas:

  • Você tem orçamento para contratar uma assessoria?
  • Você quer estar à frente de todos os detalhes do seu casamento ou aceita delegar a função?

Se o seu orçamento está apertado, o ideal é que você cuide dos preparativos e deixe para contratar um profissional para organizar apenas o dia do casamento.

Agora, se você se planejou financeiramente e não abre mão de uma empresa especializada ao seu lado, cuidando de cada detalhe, contrate uma assessoria. Ela conhece a reputação de cada empresa, pode ajudar na negociação com fornecedores e vai analisar todas as cláusulas dos contratos de prestação de serviços.

A assessoria ainda vai criar e gerir o cronograma de entrega de produtos e serviços para que os prazos sejam cumpridos, além de integrar os fornecedores para que tudo esteja em harmonia com a identidade visual do casamento.

Não é o tamanho do casamento que torna maior ou menor a necessidade de contratação de uma assessoria. Você não precisa contratar uma empresa para te ajudar com toda a organização. É possível pedir ajuda só para o dia da cerimônia, mas você também pode assumir as rédeas dos preparativos e tornar seu sonho em realidade.

Como escolher uma assessoria de casamento?

Se você optou por contratar os serviços de uma assessoria de casamento, pesquise bastante. Procure referências da empresa, veja o site, leia opiniões de clientes, pergunte a amigas que negociaram o serviço. Pesquise preços e reputações e desconfie de quem oferece um serviço com preço muito abaixo do mercado.

Vocês precisam ter uma relação de confiança com a assessoria. Só assim vão se sentir à vontade para colocar a organização do casamento nas mãos de outras pessoas. Mesmo com alguém à frente dos preparativos, os noivos têm de estar por dentro de tudo o que acontece. Trabalhem em conjunto e, assim, tudo fluirá bem e sem surpresas desagradáveis.

O que observar na contratação de uma assessoria?

  • Flexibilidade: contratem uma assessora que atenda o que vocês querem para o casamento
  • Responsabilidade: cumprir o que está no contrato é fundamental
  • Detalhista: preocupada com detalhes da cerimônia e da festa e pronta para solucionar problemas, afinal, imprevistos não podem tirar o brilho do evento

Quer organizar o próprio casamento?

Organizar o próprio casamento tem um sabor único. A noiva passa meses pesquisando e recebendo sugestões. Algumas contam com ajuda de uma amiga nessa tarefa. E isso dá supercerto!

assessoria para casamento

O único porém é no dia do casamento, já que a amiga será uma convidada e não terá condições de resolver imprevistos, receber fornecedores e nem de organizar a entrada dos padrinhos. Surge, então, a ideia de contratar alguém para ajudar só no dia D.

Antecedência
O ideal é começar os preparativos com um ano de antecedência. Com esse tempo, dá para decidir tudo com tranquilidade, sem correria e sem o risco daquele fornecedor que você sempre quis não fazer o seu casamento. Se tiverem lua de mel, inclua os preparativos da viagem na lista.

Seja uma noiva organizada! Separe uma pasta para reunir todos os contratos do casamento.

Comece a pesquisar na internet inspirações de casamento dentro do estilo de vocês. Uma dica é criar uma conta no Pinterest e salvar imagens em várias pastas.

Orçamento e vestido
Um item importante: o orçamento. Tenha muito claro o quanto poderão gastar e no que querem investir mais: decoração, buffet, aluguel do local da cerimônia?

Visite estilistas e encomende o vestido de noiva com oito meses de antecedência. Esse é considerado o tempo necessário para provas e ajustes. Só depois compre o buquê, que deve combinar com o estilo do vestido.

Entre dez e oito meses do grande dia, contrate a empresa que fará a decoração, a banda ou o DJ da festa.

Lista de casamento e convidados
Convites devem ser entregues com boa antecedência: com quatro meses os convidados têm folga para se planejar. Faça a lista de casamento, que pode ser em loja física ou virtual.

O noivo deve começar a procurar pelo traje entre seis e quatro meses antes do casamento. Bolos e doces podem ser encomendados com quatro meses de antecedência.

Com três semanas antes, peça para que seus convidados confirmem presença no casamento e informe ao buffet quantas pessoas estarão presentes. Volte a comunicar este número ao buffet a uma semana da festa.

No grande dia, aproveite para se preparar e esteja tranquila e confiante de que tudo sairá como planejado. Para isso, baixe o nosso guia e tenha todas as dicas para um casamento perfeito!

assessoria de casamento

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code