aniversário de um ano de casamento

Aniversário de um ano de casamento: como comemorar as bodas de papel

O primeiro ano de casados é muito importante para a vida a dois porque é um período de transição e de adaptação. É nesse primeiro ano juntos que o casal conhece mais um ao outro, dá os primeiros passos para uma convivência diária e compra e decora o primeiro imóvel.

Por isso, o aniversário de um ano de casamento, conhecido como bodas de papel, é um marco importante na vida dos recém-casados e merece ser comemorado. Não se trata, no entanto, de fazer grandes – e caras – festas com elevado número de convidados. Comemorar um ano de casamento tem mais a ver com intimidade, cumplicidade e respeito entre os dois.

Celebrar o primeiro ano juntos é especialmente simbólico para os casais que não puderam fazer uma grande festa de casamento, seja por motivo financeiro ou por terem outras prioridades na época.

E você, está prestes a completar aniversário de um ano de casamento e quer algumas ideias para comemoração? Temos várias dicas. Continue lendo nosso post!

Jantar romântico

Que tal curtir só vocês dois os 365 dias de casados com um jantar romântico em casa ou em um restaurante? Ficar sozinhos também é uma forma de comemorar esse marco importante na vida de um casal.

Se preferirem jantar fora, pode ser no restaurante que vocês adoram, no recém-inaugurado ou naquele lugar que vocês já passaram em frente e acharam charmoso.

Em casa, o bacana é escolher o cardápio e fazer os preparativos, tanto na compra dos ingredientes quanto no preparo das receitas. Não esqueça de uma sobremesa e de servir um bom vinho.

Uma massa recheada é uma ótima pedida para comemorar um ano de casamento. A sugestão é preparar um conchiglione recheado com cream cheese e bacon ao molho vermelho. Clique no link para aprender a fazer.

À mesa, conversem sobre como foi o primeiro ano de casamento, quais foram os momentos mais felizes e façam planos para o próximo ano.

aniversário de um ano de casamento

Festa em casa

Se preferir uma comemoração maior, você pode fazer uma festa em casa com amigos mais próximos, padrinhos e familiares.

Sirva salgados, doces e prepare um bolo especial. Outra sugestão é organizar um almoço ou um jantar de comemoração. Vocês preferem fazer um churrasco? Sem problemas. Convidem famílias e amigos e aproveitem para brindar a data.

Que tal fazer uma decoração para a festa? Já que a data é conhecida como bodas de papel, aproveite a ideia e faça um décor simples, mas simbólico, com origamis, corações e flores de papel. Procure tutoriais na internet. Um vídeo do canal Easy Origami, no YouTube, ensina a fazer um coração de papel. É bem fácil, assista!

Sessão de fotos

Se o casal gostou de fazer o ensaio fotográfico pre-wedding, uma sugestão é repetir a sessão para comemorar as bodas de papel.

Com exceção do dia do casamento, é raro o casal contratar novamente um fotógrafo profissional. Então, aproveite a data para fazer um novo ensaio fotográfico. Contrate o fotógrafo, que pode ser o mesmo das sessões anteriores, marque data e cenário. A locação pode ser na casa nova, durante uma viagem ou um cantinho na própria cidade que vocês adoram.

aniversário de um ano de casamento

Viagem

A comemoração do aniversário de um ano de casamento também pode ser feita com uma viagem de fim de semana para um destino próximo da cidade onde moram.

Uma viagem curta e para um local mais perto é a melhor opção se vocês gostam de viajar, não querem abrir mão do passeio, mas precisam controlar as despesas, em razão dos investimentos feitos no casamento e com a compra do imóvel.

Pesquisem o destino, escolham um hotel que se encaixe no orçamento, reservem uma mesa no restaurante e curtam o momento a dois.

Renovação de votos

É uma forma simbólica de renovar o amor. A renovação dos votos pode ser feita em uma cerimônia pequena, que pode ser só para o casal ou também para familiares.

A cerimônia, no entanto, não é essencial para a renovação dos votos. Se preferirem, podem fazer apenas entre vocês, cada um escrevendo e lendo os votos.

aniversário de um ano de casamento
Foto: Matheus Ferrero

Passar a noite em um hotel

Para quebrar a rotina, que tal vocês curtirem um fim de semana em um hotel, sem sair da cidade? É uma forma mais econômica do que fazer uma viagem, mas que pode se tornar romântica com jantar, sobremesa e champanhe.

Café da manhã romântico

O que acha de começar o dia com um café da manhã especial para celebrar as bodas de papel? A ideia aqui é preparar os pratos, dispensando aquelas cestas matinais que já vêm prontas.

Organize uma mesa bem bonita para dividir o café da manhã com quem você ama. Quer receitas? Vamos às sugestões: panquecas com morangos e calda de chocolate + capuccino; ou french toast + café.

aniversário de um ano de casamento
Foto: Herson Rodriguez

Surpresa

Surpreenda o seu amor e leve-o ao lugar que ele sempre quis conhecer ou a uma ocasião importante. Na comemoração das bodas de papel, surpresa é um quesito que vale a pena investir.

Se ele é fã de futebol, compre dois ingressos para uma partida do time do coração; se ele gosta de cerveja, compre um growler e peça para encher na choperia favorita dele. Agora, se ele adora viajar, vá a um destino que ele sempre teve vontade de visitar.

Para ela, a surpresa da viagem também é uma ótima pedida, assim como um arranjo de flores, uma joia ou um jantar em um restaurante especial.

Trocar presentes

Combinem de trocar presentes para comemorar um ano de casamento e aproveitem para fazer um jantar em casa. As lembranças não precisam ser caras, desde que sejam escolhidas com carinho.

Pegue vinho e pipoca e faça uma sessão em casa para assistir ao vídeo do casamento. Muitos casais reveem as gravações depois de um tempo. Isso ajuda a relembrar momentos que passaram despercebidos na festa.

Curiosidade: por que bodas de papel?

Os aniversários de casamento são representados por materiais, que vão do frágil ao resistente. O primeiro ano de casados é associado ao papel, que simboliza a fragilidade, comum no começo de todo relacionamento, e a possibilidade de escrever uma história juntos.

Quer conhecer as bodas de casamento mais populares no Brasil? Acesse o nosso post para conferir! Não esqueça de deixar nos comentários como você vai comemorar o aniversário de um ano de casamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code