afiar a faca

Qual a diferença entre amolar e afiar a faca?

Os termos afiar e amolar muitas vezes são utilizadas como sinônimos quando falamos em facas. Mas existe uma diferença entre as duas ações:

Afiar a faca

Afiar uma faca consiste em remover metal da lâmina para obter novamente o fio, refazendo a angulação desejada na lâmina para o corte. Uma vez que todo objeto cortante é definido por este ângulo de afiação, que fica em torno de 20º para facas, ao raspar a lâmina em uma superfície mais abrasiva e dura (geralmente uma pedra) a faca é afiada, ganha um novo fio. Quando dizemos que uma faca está cega, ela precisa ser afiada, neste caso podem ser usados uma pedra de afiar ou afiador elétrico.

Amolar

amolar é colocar o fio cortante no lugar certo, apenas desentortando os possíveis dentinhos e desalinhos que ele possui. Neste caso, a parte da cortante da faca que está com algumas áreas tortas ou viradas, geralmente por serem usadas com pressão sobre uma superfície dura, são alinhadas novamente para o uso com o auxílio de uma chaira. Uma chaira é como uma espada redonda que é usada para levar os dentes e o metal cortante para o formato e local correto para que o fio esteja reto.

Segundo o Portal, Food 52, para saber se sua faca está precisando ser afiada ou amolada utilize um papel sulfite A4 na horizontal. Segure com a mão esquerda a ponta do papel (se você for destro) e com a mão direita posicione o fio da faca sobre o topo da folha e pressione para baixo para testar se a faca corta a folha:

  • Se a faca cortar de forma fácil todo o papel e não fizer nenhum som, ela está perfeitamente afiada e amolada.
  • Se a faca cortar o papel mas houver som do papel rasgado, sua faca pode estar precisando ser amolada.
  • Se ela não corta o papel com a pressão para baixo, tente fazer um movimento para frente e para trás (como em uma serra), se ela cortar desta maneira, está afiada, mas precisa ser amolada.
  • Se ela não corta o papel em nenhum destes modos, ela precisa ser afiada e amolada.

afiar a faca

Agora que você já sabe a diferença entre afiar e amolar faca, vamos as ferramentas que podem ser utilizadas:

Chaira

Utilizar a chaira todas as vezes que for usar a faca é um bom hábito para manter a durabilidade das facas, porque a chaira rapidamente alinha o fio da sua faca para que você possa fazer cortes com precisão e facilidade. Segure a faca na sua mão dominante, e posicione a lateral (base) da lâmina em um ângulo de 22º (pense em metade de 45º) e mova a faca até que a ponta alcance a chaira. Repita 10x de cada lado sempre com fio contra você.

Afiador Elétrico

O afiador elétrico é ideal para facas cegas, pois simplesmente não tenta consertar um fio cego, ele cria um novo através da compressão entre dois metais mais duros que o da lâmina, fazendo todo o trabalho de afiar a faca por você.

Pedra de Afiar

As pedras de afiar são feitas com um material mais duro do que o da faca, assim quando você passa a lateral da faca, raspando o fio sob a pedra, um novo fio cortante vai sendo criado através da remoção de metal. Algumas pedras vem com dois lados, uma para retirar o metal e afiar a faca cega e outra para refinar o fio e acabamento.

O segredo para afiar sua faca no ângulo certo é sempre tentar aproximar à um ângulo de 22 graus. Deite a faca sobre a pedra, ajuste o ângulo, mantendo o fio contra você. Com uma mão empurre o fio sobre a pedra e com a outra mantenha no ângulo correto.

Pronto, agora que você já sabe a diferença (e como) amolar e afiar a faca, visite nossa loja virtual e confira nossos excelentes modelos de facas:

facas, faqueiros e cepos

Receba dicas, sugestões e inspirações no seu e-mail! Cadastre-se na nossa newsletter:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code