9 dicas para limpar taças de vinho

Taças limpas e brilhantes exigem cuidados especiais, não muito difíceis de seguir, mas que garantem uma boa aparência e cuidado ao servi-las. Confira as dicas para limpar taças de vinho:

1 – Lavar à mão x lava-louças

Lavar as taças de vinho, champagne ou água é uma prática que deve ser feita essencialmente à mão. Apesar de algumas marcas indicarem a possibilidade da lavagem em máquinas, taças necessitam de espaço e por serem muito finas e delicadas podem quebrar com facilidade.

2- Como retirar manchas de batom

Retire manchas de batom com um guardapano macio antes de lavar. Depois, use o mínimo possível de detergente neutro, quando não somente água morna.

3 – Deixe de molho quando não lavar na mesma noite

Quando o vinho evapora, deixa um anel residual, por isso é importante tentar lavar as taças o quanto antes para que as manchas não sejam fixadas.

Se não for possível, ou não tiver disposição para o fazê-lo logo após o uso, coloque água dentro delas para que fiquem de molho durante a noite, assim o resíduo do vinho tinto não irá manchar o fundo de sua taça.

Se o fundo já estiver manchado, adicione bicarbonato de sódio dentro das taças para deixá-las de molho para o próximo dia.

4 – Lave bem e com detergente neutro

Para lavar as taças, coloque um pouco de água morna na pia e lave uma a uma com um retalho de tecido que não solte fiapos (linho ou musselina) ou pano de prato do mesmo material.

Caso não seja possível, utilize esponja de espuma, sem superfícies abrasivas para não riscar as taças.

O uso de detergente neutro é fundamental, uma vez que outros tipos podem tirar o brilho característico das taças e deixar perfumes, o que de maneira alguma é desejado.

5 – Enxague bem, quantas vezes for necessário

Enxague as taças muito bem sob água corrente morna para remover todo o detergente. Cheire o bojo da taça para verificar se não há resíduos de detergente.

7 – Dica do livro Le Cordon Bleu: Vinhos
“Para dar às taças aquele brilho profissional, segure cada uma pela haste sobre uma panela ou tigela de água fervente antes de enxugar para que o vapor se condense na parte externa das taças.”

8 – Seque com cuidado

As taças devem secar em um escorredor com a boca para baixo. Se não houver um suporte destes disponível, estenda um pano de prato limpo e sem perfume algum (de preferência que não solte fiapos e lavados com sabão neutro, sem amaciantes) e posicione as taças da mesma maneira, com a boca para baixo sob o pano de prato.

Enxugue-as em seguida utilizando, mais uma vez, um pano de linho ou musselina. Segure o bojo da taça com uma das mãos enquanto a enxuga com a outra. Não segure a taça pela haste ao enxugar o bojo, pois poderá quebrá-la.

Evite movimentos de torção ao enxugar a taça, para não torcer o bojo da haste e acabar com a taça na mão e a haste em outra.

9 – Armaneze bem e higienize antes de usá-las novamente

As taças devem ser guardadas na posição vertical com a boca para cima. Guardá-las com a boca para baixo pode trincá-la, uma vez que esta é a região mais delicada da taça.

Quando for utilizar novamente, verifique cada taça contra a luz, certificando que não existem manchas nem odores. Você pode ainda borrifar álcool para higienizá-las antes de usar ou servir novamente.

Estas são as melhores práticas para manter suas taças limpas e brilhantes. Apesar da lista parecer um pouco grande, servir taças cristalinas é essencial para apreciar um bom vinho.

Ainda não tem taças ? Você pode conferir lindas opções aqui na nossa loja virtual:

world-importados-tacas-e-acessorios-para-vinhos

Fontes: Revista Adega / Bonde / WestwingLivro: Le Cordon Bleu: vinhos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code