6 maneiras de usar prateleiras abertas na Cozinha

Prateleiras na Cozinha são cada vez mais usadas, não aquelas simplesmente “decorativas” e que serviam para quase nada, além de expositores para itens desnecessários a juntar poeira gordurosa… As prateleiras funcionais estão presentes e a fazer o papel dos armários aéreos, porque ocupam menos espaço – são menos profunda – e facilitam o manuseio dos itens. Mas, o mundo não é perfeito! Prateleiras na Cozinha requerem alguma atenção para trabalharem com e por você, observe alguns cuidados:

1 –Prateleiras podem juntar pó gorduroso, mesmo que a sua coifa seja muito eficiente, portanto, atenção para a localização e a quantidade de itens que exporá, porque elas deverão ser limpas com mais constância que os armários convencionais, mesmo que não estejam ao lado do fogão; 

2 – A exposição do que ficará à vista é importante ou sua Cozinha terá o pior aspecto possível – o da desorganização. Assim como o que expomos em uma cristaleira acaba por interferir no móvel e no ambiente, o que você guardará nas prateleiras tem o poder de dar ou tirar a sensação de limpeza e organização da sua Cozinha. Exponha em grupos, por utilidade, forma e cor;

3 – Segurança é fundamental e por se tratar de elemento de alta manipulação e algum peso e itens frágeis. Use poucas prateleiras, em altura. Verifique que suas prateleiras estejam bem afixadas, não empilhe muitos itens e mantenha-os em linha em lugar da “colunas” dos armários tradicionais. Nada de “este copito atrás daquela pilha de tigelas”! Itens menos usados devem ficar nas prateleiras mais altas.

Para aproveitar espaço.

Uma prateleira ao longo da bancada deixa os itens mais usados à mão, “abrindo” espaço dentro dos armários. Prateleiras são mais estreitas, em profundidade, que os armários e podem ser iluminadas por calhaas de led afixada na parte inferior do armário aéreo.

A prateleira sob o armário.

Prateleiras em um nicho.

Qualquer espaço em nicho pode ser usado para as prateleiras da Cozinha, por serem estreitos recebem bem as prateleiras abertas. Vale considerar, para seu uso, a organização do que deve e pode ficar visível e da facilidade de manutenção da higiene.

As prateleiras de nicho.

Iluminação de prateleiras.

Para iluminar tanto as prateleiras uma a uma, como a bancada, experimente as calhas a venda em casas de materiais de construção. Elas não ocupam espaço sobre ou sob a prateleira, são apresentadas em cores, inclusive brancas, são de fácil instalação e o efeito é mesmo muito bom.

A iluminaçao das prateleiras.

Prateleiras que acompanham a arquitectura.

Prateleiras em nichos aproveitam e acompanham os elementos da arquitectura do edifício, assim como a da foto acompanha as janelas desta Cozinha, preservando suas melhores características de segurança e distribuição da luz. Antes de considerar suas janelas não convencionais como “problemas”, tire partido delas e use o não convencional para acompanhá-las: prateleiras!

As prateleiras que acompanham a arquitectura.

 

Prateleiras ao lado da coifa.

Sem dúvida para a cozinha estas são as prateleiras mais práticas para a Cozinha – junto da área de preparo dos alimentos. Por questões de higiene e manutenção da organização, são as minha preferidas. Vidros de temperos, utensílios e loiças usadas com mais frequência ficam perfeitas nestas prateleiras. Dê preferência à caixas e cestos bonitos, para acomodar os itens de pequeno porte ou as embalagens destoantes.

As prateleiras ao lado da coifa.

 

Caixa aberta.

Prateleiras de uma caixa aberta podem trazer, para as cozinhas convencionais, um toque de actualização. A variedade do acabamento reforça o elemento decorativo desta solução: Cozinha em madeira natural = caixa pintada, cozinha colorida=caixa em madeira natural. As caixas tem o poder, também, de marcar uma zona da Cozinha, no caso da foto, o de refeições. Prateleiras em caixas abertas são óptimas para aquele canto onde você costuma ter o interfone, telefones, o bloco de notas, os livros, etc.

A prateleira "Caixa"

Fonte: A Casa de Viver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code