facas

12 facas que não podem faltar na sua cozinha

As facas fazem parte da rotina de toda cozinha. Seja para os iniciantes ou para os chefs, conhecer as funções e desenhos de cada faca possibilita precisão e rapidez no preparo e serviço culinário.

Antes de conhecer os modelos, vamos à anatomia da faca:

facas-que-nao-podem-faltar-na-cozinha

Ponta: Tem por função perfurar os alimentos.

Barriga: A curvatura na parte inferior da lâmina, ou barriga, é utilizada para serviços delicados e auxilia no deslize da faca na tábua.

Espinha: A parte superior e não cortante da lâmina é conhecida como espinha. Ela pode servir de apoio para as mãos e auxiliar na precisão do corte.

Apoio: A parte do apoio, próxima ao cabo, proporciona equilíbrio e controle da faca durante os cortes. Isso é possível por estar mais próxima da mão.

Fio: O fio é a parte cortante da lâmina. E para a cozinha, existem basicamente quatro desenhos de fio para diferentes cortes: liso, serrilhado, ondulado e com alvéolos.

Agora que já sabemos a nomenclatura e anatomia das facas, vamos aos desenhos das lâminas.

Faca do Chef

A faca do Chef é essencial e uma das principais em toda cozinha. Ela é versátil e pode ser utilizada para cortar frutas, legumes e carnes. Possui de 15 a 30cm e ponta ligeiramente curvada, para que a faca deslize na tábua ao cortar o alimento.

faca-chef-inox-tramontina

Faca Santoku

A faca Santoku é de origem japonesa, possui lâmina mais curta e larga, e assim como a faca do Chef é para uso geral. Seu nome se refere as três virtudes que a faca deve ter (ou realizar bem): cortar, picar e fatiar.

faca-santoku

 

O cutelo é muito útil para a rotina da cozinha, por ser uma peça muito resistente a impactos e deformações, a lâmina grande possibilita desde cortes variados à partição de alimentos duros.

cutelo-tramontina

A faca para legumes facilita a rotina na cozinha. Apesar de ser polivalente como a faca do Chef, a faca de legumes é menor e mais leve, possibilitando maior precisão nos cortes, limpeza e decoração de vegetais.

faca-para-legumes

As facas serrilhadas são ideais para cortar alimentos de casca dura e interior delicado. Por isso, são também chamadas de facas para pão, uma vez que permitem cortar o pães sem amassa-los.

faca-para-pao

A faca de desossar ou filetar é longa e curvada, e ainda sim rígida e de ponta fina. O design da faca permite separar a carne dos ossos e filetar frangos e peixes com alta precisão.

faca-para-desossar

 

A faca de Sashami possui lâmina longa e rígida, o que permite que seja muito afiada, e assim garante cortes finos e precisos, em uma única passada, para não esmagar o peixe ou sushi.

faca-para-sashimi-e-sushi-inox

A faca trinchante tem lâmina longa e fina, o que permite fatiar e cortar peças de presunto e rosbife com precisão.

faca-trinchante

Existem diferentes lâminas e formatos de faca para as diversas variedades de queijo. A faca que possui furos é ideal para queijos cremosos, como brie e camembert. Enquanto a faca arredondada tem utilidade de servir, para queijos em pasta. A espátula, com longo fio cortante, é recomendada para queijos quebradiços, como azul e de cabra. Já a faca afiada é perfeita para o queijo parmesão, utilizando a ponta da faca para quebrar os pedaços.

jogo-faca-para-queijo

A mezzaluna tem como função cortas ervas de forma prática e rápida.

faca-mezzaluna

A faca para tomate possui uma microserrilha na lâmina, possibilitando que a faca rompa a casca do tomate, mas não o esmague.

faca-para-tomate

 

A faca de tornear possui lâmina rígida e curva, o que permite descascar e fazer acabamentos com frutas, verduras e legumes.

faca-para-decoracao

 

Agora que você já conhece todos os detalhes e tipos de facas, vamos colocar a mão na massa! Aqui tem várias receitas para você virar um MasterChef entre os amigos!

Fonte: http://cozinhatecnica.com/2015/02/tipos-de-facas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AlphaOmega Captcha Classica  –  Enter Security Code